Blog

Entrevista a um jovem Senegalês - Mamadou Diallo

05-06-2011 17:43

 

Neste 3º período lectivo realizámos, na nossa escola, uma entrevista a um colega que veio do Senegal - Mamadou Diallo. Tínhamos como objectivo perceber um bocadinho melhor como é a situação dos ODM no Senegal, que é um país em desenvolvimento. Queríamos perceber se as metas de cada objectivo são conhecidas pela população de lá e se estão a ser feitos esforços no sentido de melhorar ou atingir essas mesmas metas.

A entrevista foi realizada em françês, já que o nosso colega ainda tem algumas dificuldades em exprimir-se em português, e foi traduzida posteriormente por Andréa Gomes, a quem muito agradecemos.

O resultado final desta entrevista encontra-se na nossa galeria de vídeos: https://objectivosmilenio.webnode.pt/videos/

Dia de apresentação dos trabalhos de AP - 27 de Maio

02-06-2011 21:57

 

No passado dia 27 de Maio, os diversos grupos de trabalho exposeram os seus projectos, realizados no âmbito da disciplina de Área de Projecto, à comunidade escolar. E como não podia deixar de ser o projecto Re-Age também deixou a sua marca!

Tinhamos ao nosso dispôr uma espécie de banca, onde divulgámos e distribuimos vários panfletos informativos referentes, sobretudo, às formas de transmissão do HIV e à pobreza vivenciada nos países em desenvolvimento. Neste dia dispunhamos, também, de um placard exclusivo ao nosso grupo, no qual afixámos cartazes alusivos aos ODM, nomeadamente, o cartaz da nossa autoria intitulado "A nossa visão dos ODM", um cartaz promotor da utilização do preservativo cedido pela CNLCS, entre outros. Para além disso, divulgámos pela primeira vez o vídeo final do nosso projecto através de um projector.

Aproveitámos este evento para angariar fundos para uma instituição de solidariedade social através da venda de rifas premiadas. As rifas tinham o custo de 0,20€ e quem as comprasse de imediato habilitava-se a ganhar pequenos prémios, tais como: canetas, lápis, porta-chaves, blocos de notas, preservativos, pins, agendas, etc. O dinheiro angariado reverteria para uma das duas instituições colocadas à escolha dos participantes. Ao todo, conseguimos cerca de quarenta e dois euros.Como este valor não é muito significativo, entendemos que seria mais adequado oferecer à instituição elegida pelos participantes um conjunto de bens alimentares e/ou materiais cuja entrega efectuar-se-á já na próxima semana.

Para aqueles que optavam por não comprar as rifas, mas que mesmo assim pretendiam participar teriam de responder a uma das questões do jogo "Trivial dos ODM", fornecido pela Oikos, e caso respondessem acertivamente recebiam um dos nossos prémios.

Para este evento contámos com o apoio das seguintes instituições: APF (Associação para o Planeamento da Família), TESE e CNLCS; e com o especial apoio de Isabel Vilaça, enfermeira do Centro de Saúde do Lumiar, e Luísa Chaveiro, professora responsável. Agradecemos a todos os que contribuiram para a concretização deste evento.

  

Vídeo final do projecto

01-06-2011 19:11

Já se encontra disponível na nossa galeria de vídeos o produto final do nosso trabalho - um vídeo que explica brevemente o que são os ODM e como surgiram e que depois mostra o trabalho feito pelo nosso grupo no sentido de os divulgar.
A mensagem principal do nosso trabalho e, sobretudo, deste vídeo que é o resumo de todo o nosso projecto é: tu também podes ajudar! RE-Age!

Visita a nossa galeria de vídeos e vê o nosso vídeo em objectivosmilenio.webnode.pt/videos/

Esperamos que gostem! =)

Campanha ODM-it

09-05-2011 12:21

 

Dia 5 de Maio lançámos a nossa campanha "ODM-it". Espalhámos pela escola alguns post-it com perguntas curtas relacionadas com os ODM. Queremos que reflictas acerca da tolerância, igualdade, respeito pela natureza e justiça. Aqui estão alguns exemplos das perguntas propostas:

"Acreditas na igualdade?"

"Até que ponto vai a tua tolerância?"

"O que fizeste hoje para ajudar o ambiente?"

"Se eu tivesse SIDA davas-me um abraço?"

"Será que tens sido justo com os outros?"

 


Dia do Amigo

04-04-2011 12:30

 

 

Sábado, 2 de Abril, o nosso grupo desenvolveu, em parceria com a Associação para Planeamento da Família, entidade patrocinadora do nosso projecto, um conjunto de actividades que visavam a discussão e o esclarecimento relativamente à sexualidade.

O evento teve lugar na delegação de Lisboa, Tejo e Sado, junto à praça Marquês do Pombal. A sessão teve uma duração de 3 horas e nesta foram discutidos temas, tais como: contracepção, estigma, discriminação e esteriótipos. Entendemos que estas temáticas estariam directamente vinculadas aos ODM, nomeadamente, os objectivos que remetem para a Saúde Sexual e Reprodutiva.

Contámos com a presença de 4 alunos da ESPHC que participaram activamente: Catarina Oliveira, Simão Santos, André Ferreira e Francisco Caetano (todos do 12º ano).

Agradecemos à psicóloga Beatriz Barata que dinamizou e organizou a sessão. 

Reportagem fotográfica

24-03-2011 21:56

    

    Ao longo deste segundo período de aulas o nosso grupo tem vindo a realizar uma reportagem fotográfica que decidimos intitular de: "A nossa visão dos ODM".

    Todas as fotografias foram pensadas e tiradas por nós e pensamos que todas elas realçam o que é importante em cada ODM de uma forma clara e simples. Todas as fotografias podem ser vistas na nossa galeria de fotos e no facebook e também já se encontra disponível um vídeo com a reportagem, que se encontra na nossa secção de vídeos.

Conferência "Contributos para o combate à Pobreza e Exclusão Social"

21-03-2011 22:03

 

    No passado dia 10 de Fevereiro, alunos, professores, encarregados de educação e outros convidados reuniram-se na ESPHC para juntos reflectirem e debaterem acerca de estratégias de combate à Pobreza e Exclusão Social.

    O Dr. António Cruz, presidente da Comissão Administrativa desta escola, introduziu o debate definindo dois tipos de pobreza: a “pobreza assumida” e a “pobreza sistémica”. A segunda, a que ele considera digna de maior preocupação, remete sobretudo para a pobreza extrema. Essa, afirma, “é cada vez mais global, mais grave e mais urbana”.

    O Bispo Carlos Azevedo iniciou o seu discurso definindo como palavras-chave a reter desta conferência “Reflexão” e “Intervenção”.

    Começou, por isso, por argumentar que a pobreza é uma “ofensa à dignidade humana”. Sem cair no exagero de excessivos dados estatísticos, referiu também que “actualmente existem mais de 250 mil bairros de lata”. A fim de Erradicar a Pobreza Extrema é fundamental que os países de unam e cooperem entre si. Contudo, D. Carlos Azevedo não se limitou a fazer referência à importância das parcerias globais para o desenvolvimento. O Bispo delineou estratégias concretas que poderão ser facilmente aplicadas no seio de um país ou comunidade e sumariou aquelas que ele entende como regras básicas para o desenvolvimento social.

 

    Em Portugal, 8% da população é atingida pela pobreza. Carlos Azevedo sublinha que a erradicação da pobreza “não deve ser uma luta só dos sensíveis” (…) “Cada indivíduo é responsável pela erradicação da pobreza”.

    O orador estabeleceu a “pedagogia social” como factor primário na erradicação da pobreza, exclusão social e defesa dos direitos sociais. Pedagogia, esta, que no seu entender, possibilitaria uma mudança radical nas mentalidades e, consequentemente, bem-estar social.

    Centrando-se na situação socioeconómica de Portugal, o Bispo sustentou que primordialmente é fundamental um olhar atento e lúcido para as questões ambientais, o crescimento abismal do desemprego, as desigualdades no acesso ao emprego, as debilidades da consciência cívica, etc.

    É necessário “motivar os pobres e/ou excluídos a tomar parte activa nas decisões políticas e estabelecer estratégias que permitam o desenvolvimento e a redução do desemprego”. Essas estratégias consistem, por exemplo, em estabelecer uma “harmonia entre e investigação e a acção”, ou seja, reforçar o papel da ciência por meio de parcerias entre o governo e faculdades ou laboratórios de investigação científica, bem como a “capacitação dos actores sociais” não só através da educação como também estimulando a criatividade e a inovação.

    Ainda no âmbito da pedagogia social, defendeu o diálogo como meio de garantir a “plenitude do ser humano” em detrimento da violência e atitudes discriminatórias. Noutra perspectiva, o diálogo é também um alicerce fulcral para o crescimento empresarial, cultural e na estimulação ao empreendedorismo.

    Lembrando que no seio de um país há uma grande “pluralidade de pessoas” torna-se fulcral “combater a indiferença e/ou individualização” e garantir a “preservação das autonomias”.

    Prosseguiu a sua argumentação, sustentando-a com uma citação de do papa Bento XVI: “ o homem é o protagonista, o centro e o fim de toda a vida económico-social.”

    Mais uma vez, interrogou o público: “o que é um país desenvolvido?”. Ao que respondeu que “é necessário revolucionar o nosso conceito de desenvolvimento” e nele integrar as dimensões ética, psicológica e social do ser humano, uma vez que estas estão directamente vinculadas ao desenvolvimento de um país.

Campanha de sensibilização da APF

21-03-2011 12:19

    

    No passado dia 18 de Março, o nosso grupo, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF), realizou uma campanha de sensibilização na Baixa-Chiado,  em Lisboa.

    O intuito desta campanha era desmitificar determinados preconceitos, estereótipos e hábitos discriminatórios que os ditados populares portugueses têm vindo a legitimar.

    Para isso, juntámo-nos ao grupo de jovens mediadores da APF e distribuímos preservativos (femininos e masculinos), postais alusivos à campanha e rifas com provérbios promotores da desigualdade contrastando com os provérbios sugeridos pela APF promotores da "inclusão, igualdade de género e a vivência saudável e prazerosa da Sexualidade".

    Contámos com a presença de alguns alunos da nossa escola (Escola Secundária Professor Herculano de Carvalho) que contribuíram para a concretização dos nossos objectivos:

    

    ·     Incentivar para o voluntariado;

    ·     Promover a utilização do preservativo tendo em vista a concretização do ODM 6;

    ·     Alterar a sabedoria popular erradicando o preconceito.

 

    As fotografias desta campanha encontram-se na nossa galeria de fotos e também no nosso facebook.

Novos cartazes - ODM 1, 2, 7 e 8

28-02-2011 12:31

    

Recentemente, realizámos os cartazes dos ODM que nos propusemos tratar no segundo período. Aqui estão eles!

 

   ODM 1

 

 

 ODM 2

 

 ODM 7

 

 ODM 8

Actividades ODM

20-01-2011 11:59

 

No passado dia 17 de Janeiro, realizámos com a nossa turma um jogo sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Esta actividade serviu para dar continuidade ao trabalho de divulgação e apelo pelos ODM começado no workshop da semana passada. Foi uma actividade produtiva visto que com as perguntas do jogo pudemos, também, esclarecer algumas dúvidas que foram surgindo.

 

Em baixo apresentamos uma fotografia do jogo realizado e na galeria de fotos poderão ver-se muitas mais que fomos tirando ao longo da actividade.

 

1 | 2 >>